2017/11Susana Esteban com cinco vinhos acima dos 90 pontos na Wine Advocate

Susana Esteban volta a aparecer na lista de recomendações na célebre publicação do americano Robert Parker – Wine Advocate. Na prova são destacados os já conhecidos Procura Tinto e Branco com 93 e 91 pontos respetivamente e o Aventura Tinto com 90 pontos, mas não foram os únicos. Na lista, o critico avalia também o Cabriolet Tinto com 92 pontos e o Sem Vergonha Tinto com 90, dois vinhos que chegarão brevemente ao mercado.

O provador de vinhos portugueses da Robert Parker www.eRobertParker.com Mark Squires, realizou uma publicação intitulada de “Portugal: Os Novos Brancos de 2016 Tintos de 2015 – e muito mais” onde surgem cinco vinhos da enóloga Susana Esteban produzidos na região do Alentejo, com classificações entre os 90 e os 93 pontos.

No seguimento dos elogios realizados à produção da região de Portalegre, somos encaminhados numa jornada vinícola segundo a sua perspetiva sob os vinhos de Susana Esteban. O provador começa pelo Procura Tinto 2013 (93 Pontos), o vinho que adquiriu a pontuação mais alta dos cinco. Afirma que este é o melhor tinto da adega. Fresco mas profundo, o Procura Tinto 2013 é um vinho clássico que apresenta um equilíbrio perfeito e um “maravilhoso toque frutado”. De seguida, apresenta-nos o novo Cabriolet Tinto 2015 (92 pontos), um Touriga Nacional onde o critico realça que este vinho é capaz de, com o decorrer do tempo, ultrapassar o Procura, salientando a frescura e a elegância, com uma fina acidez que suporta o sabor frutado. O crítico remata nesta prova que “quanto mais o provava, mais gostava dele”.

O Procura Branco 2015 (91 pontos), produzido em vinhas a 700 metros de altitude, é definido pela sua complexidade. O vinho é comparado com o Aventura por compreender traços profundos e precisos. Já o Aventura Tinto 2015 (90 pontos), resulta de uma mistura entre Touriga Nacional e Aragonez, e é descrito pelo provador como o “clássico tinto de verão”. Este tinto fresco elegante e floral, constitui-se para o crítico como “simplesmente irresistível”.

O Sem Vergonha Tinto 2015 (90 pontos), que acaba de sair ao mercado, é um Castelão envelhecido durante 12 meses. Este nome refere-se à “falta de vergonha” da produtora em fazer um vinho sem utilizar uma grande extração do Castelão, à semelhança de Borgonha. O Critico caracteriza o Sem Vergonha como um vinho muito elegante que apresenta uma boa estrutura e acidez, com um toque de frescura de verão.

2016/01Susana Esteban

Susana Esteban, Producer Revelation of the Year 2015 by Wine - A Essência do Vinho

2016/01Crochet 2013

Crochet 2013 considered one of the best wines of 2015 by Wine - A Essência do Vinho

2016/01Procura Branco recomendado por João Paulo Martins

Procura Branco recommended byJoão Paulo Martins, in Jan. 30's Expresso newspaper.

Procura Branco 2013

2015/10News article in the newspaper Valor Econômico, Brazil

The adventure in Alentejo of Susana Esteban

2015/10News article in Daily Mail Online

As fragrant as lavender, this silky spicy red is deep, intriguing, contemplative and alluring.

2015/06Steven Spurrier recommends Procura White 2013

Susana Esteban searched for many years to find cool mountainside Alentejo vineyards already planted with local varieties. This remarkable wine blends beautifully textured citrus and mineral characters.

Steven Spurrier, Decanter - June 2015

2015/03Procura 2012 no Top 10 da Essência do Vinho

"Na Essência do Vinho, certame dedicado aos melhores vinhos portugueses e com um programa cheio de eventos paralelos, um dos grandes momentos é sempre a revelação deste top. (...) Um painel internacional de jurados provou e avaliou, em prova cega, um total de 56 vinhos portugueses."

6º vinho tinto: Procura 2012, Susana Esteban, Regional Alentejano

2015/02Entrevista na Revista Pontos de Vista

"Contra preconceitos e estereótipos, Susana Esteban dedicou-se desde cedo à vinicultura, uma paixão maioritariamente de homens."

2015/01Procura 2012 seleccionado como um dos melhores do ano

Na sua edição de Janeiro/Fevereiro a revista Wine destaca o Procura tinto 2012 como um dos melhores vinhos de Portugal de 2014.

2014/10Público Fugas: "Do vinho se fez crochet, do crochet se fez ouro"

"O vinho foi criado pela dupla de enólogas Susana Esteban e Sandra Tavares da Silva. Depois, a designer Rita Rivotti, especializada em branding e design de vinhos, desenvolveu a comunicação da obra. Eis o Crochet, que acaba de conquistar o galardão Ouro, na categoría Luxo - Vinho e Champagne, nos Pentawards, prémios internacionais para o design e criatividade aplicada à embalagem (...)"

2014/07Wine Detective: "Portalegre magic: Susana Esteban’s maiden white wines & Aventura Red 2013"

"Susana Esteban’s own label maiden releases blew my socks off. And the Alentejo winemaker has done it again, this time with her maiden whites wines, Susana Esteban Aventura 2013 and, from 100% old Portalegre field blend vines, Susana Esteban Procura 2013. As you may have picked up from earlier posts, I reckon Portalegre is a region to watch. Esteban’s whites are textural, fresh and involving while the latest release of Aventura Red 2013 is as vibrant as Alentejo comes. Here are my notes on Susana Esteban’s latest releases."

2014/05Artigo no jornal O Globo do Rio de Janeiro

Neste universo lusitano, há espaço também para estrangeiras como a espanhola Susana Esteban, da Galícia, que construiu sua carreira em Portugal, passando por vinícolas emblemáticas como a Quinta do Côtto e a Quinta do Crasto. No final do ano passado, ela veio ao Brasil lançar seus dois vinhos autorais, ambos alentejanos, o Aventura e o Procura (importados pela Vila de Arouca, 2666-5600), que representam, pela fineza, irreverência e juventude, a face feminina nos vinhos.

2014/04Blend - All About Wine: "A aventura vai começar"

A enóloga Susana Esteban andou durante dois anos à procura de vinhas no Alentejo antes de encontrar duas parcelas, cada uma com uma personalidade própria, a partir das quais começou o que parece ser um projecto muito promissor. Frescura não é a primeira palavra que me vem à cabeça quando penso em vinho Alentejano, mas de alguma forma a Susana conseguiu fazer dois vinhos equipados com uma frescura invulgar, que faz "saltar" a fruta vibrante como uma coelhinha da Playboy de um grande bolo. Não digo que estes sejam os dois vinhos mais excitantes do mundo, mas são uma lufada de ar fresco, muito bem-vinda, que irá contribuir para aumentar a já versátil gama de vinhos do Alentejo.

2014/01Wine Detective: "O Meu Top 12 de Vinhos Tintos do Ano 2013"

O Procura Tinto 2011 foi destacado por Sarah Ahmed como um dos melhores vinhos tintos de 2013.

2013/04Susana é espanhola de berço mas portuguesa de coração!

Começou a interessar-se por vinhos aos 18 anos, quando teve algumas aulas sobre vinhos e descobriu o seu amor por estes! “Apaixonei-me de tal maneira que comecei a trabalhar em adegas durante as vindimas quando era muito nova!”

Com uma licenciatura em química, Susana fez o seu Mestrado em viticultura e enologia em Espanha, Rioja. Ganhou uma bolsa de estudo para fazer um estágio num país da União Europeia, e foi aí que escolheu Portugal e o Vale do Douro, especificamente. “No início, o seu interesse recaiu no vinho do Porto. Também se apaixonou pelo vinho do Douro e ficou na região do Douro durante alguns anos”.

Em 2007, trocou o Douro pelo Alentejo porque se casou e passou a viver em Lisboa.

2012/02Prémio: Enólogo do Ano 2012

Em 2012 foi atribuído a Susana Esteban o prémio mais prestigiado que um enólogo pode receber em Portugal, o título de “Enólogo do Ano”, pela Revista de Vinhos, tendo sido até à data a única mulher a que foi atribuído esta distinção.

This website stores data in your device in order to provide you a better navigation experience. By using this website, you agree to our use of cookies and local storage. Learn more | Don't show this again